Quem foi meu Monteiro Lobato?

Nossa! como é bom voltar no tempo e lembrar da minha infância e assim poder compartilhar com outras pessoas. Vivi praticamente toda minha infância no interior do estado e lá tive os melhores momentos da minha vida. Brincava sem medo de feliz...era muito bom passar a manhã no igarapé; brincar de futebol, queimada, tacobol, bandeirinha, peteca, pipa, pira garrafão, esconde-esconde e etc..na rua até o final da tarde; fazer casinha no fundo do quintal e fingir estarmos perdidos na floresta; fazer bolinho com a terra e bolinhas com sabão. Bom, não há palavras para descrever como é passar a infância no interior!
Nesse período também desfrutava de uma outra delícia...era comum a vizinhança se reunir durante a noite para conversar e tomar um cafezinho. Nesse contexto uma pessoa se destacava, era a Dona Maria, minha avó...minha mãezinha. Minha avó não tinha nenhum tipo de estudo, mas sua experiência de vida, para mim, era o bastante para eu admirá-la e respeitá-la . Suas histórias, para mim eram fantásticas, principalmente quando da sua infância.
Sei que não se tratava de uma Literatura baseada em leituras formais, contudo as histórias que minha avó contava traziam diversas leituras de mundo que de alguma forma me ajudaram a compreender e enxergar o mundo de um modo diferente: mais humano. A partir dessa vivência com minha avó e com o início da minha adolescência fui procurando outras formas de leitura de mundo e encontrei nesse percurso autores como: Graciliano Ramos e Dalcídio Jurandir, onde posteriormente pretendo fazer postagens sobre os mesmos.
Dessa forma, minha Avó, minha Mãezinha foi meu grande Monteiro Lobato e agradeço muito a ela por tudo que me ensinou, embora já não esteja, em matéria, ao meu lado.
Como curiosidade, gostaria de saber quais os momentos que marcaram sua infância, sejam eles tristes ou felizes?


Bom...eu não posso negar que senti dificuldades em fazer minha primeira postagem, as idéias pareciam fugir da minha mente assim, como pipocas na panela.

Então em mais uma de minhas visitas à internet, me deparei com a frase: "Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." - Confúcio. Essa é exatamente a situação em que me encontro...não sei muita coisa sobre literatura infantil, estou tentando, através da disciplina: Literatura Infantil para Séries Iníciais e com os relevantes incentivos da professora Maria do Rocio me aprofundar na temática e assim poder, quem sabe, compartilhar com outras pessoas.

Neste caso, esse blog será um grande auxiliador desse processo, pois pretendo, através do mesmo, buscar conhecimentos com outros colegas que vivenciam a literatura em seus diversos caminhos e na medida do possível contribuir para a multiplicação desse saber.

Conto com vocês e lembrem-se: "Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." - Confúcio.

Abraços...